quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Superman 2 é uma B%$&@

É verdade, eu quase não tenho postado nas ultimas semanas. Há algo para culpar, mas isso vem em outro post.

O post de hoje se deve ao fato de eu ter revisto (de pois de muuuuuitos anos) o filme Superman 2. E fiquei chocado! Não por que o filme não era exatamente como eu lembrava, mas porque, até hoje, há um hype muito grande por ele ter sido "o melhor" trabalho com superman no cinema/tv. Tanto que Bryan Singer resolveu, em Superman Returns, continuar a franquia a partir do 2 e ignorar o 3 e o 4.

E sejamops francos: Superman 2 é uma B%$&@.

E aqui vai o porquê:

O filme começou a ser dirigido por Richard Donner (que, de acordo com ele mesmo, chegou a completar 75% do filme) mas acabou saíndo e sendo substituído por Richard Lester, quem terminou o filme. O grande motivo dado por Donner para ter "sido saído" do filme foi que o estúdio e o produtor Alexander Salkind queriam que a estética fosse mais exagerada e cômica.

Mas o que me deixou realmente assustado foi essa frase no Wikipédia:

Despite all the difficulties, and with only a few noticeable shifts in tone between the two directors' scenes (Lester's scenes tend to be more campy and humorous), it was noted by critics to be a remarkable and coherent film, highlighted by the movie's battle sequence between Superman and the three Phantom Zone prisoners on the streets of Metropolis

Bom, deixa eu falar um pouco sobre a coerência do filme:

1- Os prisioneiros Kriptonianos estavam na zona fantasma, que coincidentemente só poderiam ser libertados se houvesse uma explosão nuclear no espaço enquanto aquele espelinho (porta da zona fantasma) estivesse por perto. Muito forçado pro meu gosto, mas até ai tudo bem.

2- Após libertados eles (os prisoneiros kriptonianos) conversam livremente no espaço. Hum... nem o Superman consegue conversar no espaço... o SOM NAO SE PROPAGA NO VÁCUO!!!! Muitos filmes de ficção científica fazem naves explodirem com som, ok, dá um pouco mais de dinamismo ao filme. Mas conversar? Nem George Lucas fez isso.

3- Superman usa um dos cristais para contar para a mãe dele que ele vai ter uma relação sexual com uma "mortal" (só isso já é bem esquisito) e pede conselhos. A mãe, sendo uma holografia projetada no cristal, avisa que ele tem que perder os poderes e o processo é IRREVERSÍVEL. Após o processo, o painel de controle EXPLODE. Minha pergunta: Eles estão na fortaleza da SOLIDÃO (no polo norte) e chegaram lá voando. Se Superman não tem mais poderes, como eles se teleportam de volta para Metrópolis?

4- Com os prisioneiros Kryptonianos tocando o rebu em Metrópolis, Superman-sem-poderes resolve voltar para a fortaleza da SOLIDÃO (que tem esse nome por ser DIFICIL PACAS DE CHEGAR. Expedições experientes levariam meses para chegar nela) e fica olhando para um pedaço de kriptonita. O filme corta de volta para Metrópolis e Superman chega, todo pimpão, com o uniforme e poderes reconstituídos como se nada tivesse acontecido. Nenhuma explicação é dada no filme todo de como raios ele conseguiu reverter um processo IRREVERSÍVEL.

5- General ZOD, sendo o "gênio" que é, percebe que a fraqueza do Supes é se importar com os "mortais". E por isso resolve destruir tudo mais ao redor. Superman faz cara de triste e vai embora. ZOD, não satisfeito, usa o conhecimento de Luthor (que descobriu onde ficava a fortaleza da SOLIDÃO e também já tinha ido lá como se fosse na esquina) para ir atrás dele em seu próprio lar. Qualquer um usaria essa fraqueza do Supes e deixaria a cidade toda como refém, assim ele não poderia lutar com todas as forças com medo de matar todo mundo no processo. No entanto, o roteiro discorda de mim.

6- Sequenca de luta na fortaleza da SOLIDÃO: Essa vai em tópicos.

a. Superman, do nada, começa a ter imagens holográficas próprias espalhadas na fortaleza, e ainda comenta que ninguém era bom nesse jogo na faculdade. Que jogo? Que Faculdade? A UKPS? (Universidade Kryptoniana para Supermans??)

b. De repente ele tira um símbolo do peito que se transforma num S plástico gigante e envolve um dos prisioneiros Kryptonianos! Um S. PLÁSTICO. GIGANTE! Tirado DO PRÓPRIO PEITO! AAAAARRRRGGGGGHHHHH

c. Superman, com seus conhecimentos vastos de tecnologia Kryptoniana, consegue não só fazer a máquina de efeito IRREVERSÍVEL voltar a funcionar mesmo depois do painel ter EXPLODIDO, como também dá um super-jeitinho e faz com que a máquina faça efeito na fortaleza inteira, menos na camera onde ele está.

d. No final da luta todos os prisioneiros caem no abismo da fortaleza da Solidão. Ou seja, Superman matou 3 pessoas, assim fácil fácil. (Ok, há uma edição extendida que mostra que os prisioneiros, sem poderes, foram presos pela polícia polar. Isso é realmente muuuito melhor...)


7- No final do filme, Superman usa um poder que, apesar de já ter sido usado nos quadrinhos, não deixa de ser um chute extratosférico de balde: O Super-Beijo-Flash-de-luz-do-MIB, que faz com que Lois esqueça a identidade secreta de Superman.

Enfim, apesar do ritmo do Richard Donner ser bem diferente do que esperamos hoje em dia de um filme de superheróis, dá para ver que existia um caminho, uma coerência a ser seguida. Mas a loucura de trocas de diretores destruíu qualquer resquício de lógica que o filme poderia ter. Se eu ouvir alguém me dizendo que "Superman 2 é o melhor filme do Superman" eu juro que darei uma moca no indivíduo.

Caike, sempre gostou mais de Marvel mesmo.


3 comentários:

  1. Vou te dizer que já havia comentado desde a época do filme novo que o segundo era uma bosta! Nem é pelas loucuras de plot ou pelo desrespeito as leis da Física...

    É por causa do grau de piada que o filme ganha particularmente do meio pro final. Que foi mais ou menos a parte em que o Richard Donner saiu. =P

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Vou tentar te ajudar (Acho dificil, pois pelo jeito, já tem opiniao formada)
    1-O Superhomem não é só forte, tem outros inumeros poderes, daí o truque com o simbolo do peito explica-se.
    2-Se assistiu mesmo o filme deve ter notado que nem todos os cristais foram destruidos com a perda dos poderes... havia um ultimo que foi perdido encontrado pelo Super.
    3-Quanto a falta de inteligencia do genio Zot, qualquer um de nós pode fazer tramas vilanescas e impossiveis de serem reparadas. Daí o Super estaria morto e nós escravisados...acho eu que o filme nao terminaria legal assim. Entao acho que podemos tentar compreeder os roteiristas.

    ResponderExcluir

Comente, reclame ou diga apenas que leu aqui!