quarta-feira, 25 de março de 2009

Jogos Antigos vs. Jogos novos

Nas ultimas duas semans descobri um link para download de um jogo chamado UFO: The Enemy Unknown.




Esse jogo foi lançado em 1993 pela Microprose e depois re-lançado em 1994 sob a alcunha de X-COM: Ufo Defence. Na sua história, passada no futuro (em 1999), o planeta Terra criou uma força de defesa chamada X-Com para poder combater as constantes atividades alienígenas, que envolviam abduções, terrorismo e outras coisas misteriosas.



É basicamente um jogo de estrategia 2D por turno durante o combate mais a organização da X-COM: contratar cientistas, pesquisar os armamentos e biologias alienígenas, desenvolver novas armas, construir, espandir e gerenciar as bases, etc. Há tanto para fazer que o jogo dispõe de uma "Ufopédia" para poder mostrar para o jogador o que já foi descoberto.

Ao falar desse título, gostaria que prestassem atenção nos seguintes fatos: o grafico do jogo e o ano de lançamento: 1993. Eu joguei isso pela primeira vez em um PC 486Dx 33. Mesmo depois de mais de 15 anos sem jogar UFO é exatamente aquilo que eu lembrava que ele era. E ainda é extremamente viciante.

O que me deixa a pensar sobre os jogos mais modernos: Existe algum jogo hoje que, daqui 10... 20 anos, ainda vamos lembrar com tanto carinho e vontade de voltar a jogá-lo? Quando penso nos títulos de hoje em dia, não consigo ver mais do que um esforço grande para ter graficos legais, um historia muito elaborada e uma jogabilidade que até um chimpanzé amestrado poderia fazer (button smashing). Claro, há excessões, especialmente na Blizzard que ainda faz campoenatos e mantém uma legião de fans e clãs enlouquecidos por Sartcraft (1998), e diablo 2 (2000). Eu não coloco Wow nessa lista simplesmente porque acredito que no futuro as pessoas vão acabar migrando para um MMORPG mais moderno, ou o proprio WOW vai se alterar tanto que não vai ser mais como se fosse o mesmo jogo.

Ou seja, para mim, eu estou literalmente c@%@ndo para o grafico dos jogos. Eu quero algo que me divirta e me desafie na medida certa. E não seja simplesmente: APERTE X, Y, A, B. Pronto, o chefe final morreu. Ou então: Já joguei, já zerei, já tá pegando poeira no armario. Ou ainda: Esse jogo é legal, adoro os vídeos dele.

Enfim, a minha consideração final é: Sou eu que estou ficando velho e já estou começando a fase: "No meeeeeuuuu teeempooo era tuuuudddoooo taaaaoooo meeellhoooorrr" ou relamente a visão comercial "isso dá certo e então vamos repetir isso até deixar os consumidores babando" está cada vez mais diminuindo a criatividade dos desenvolvedores?


Caike - Tem todos os jogos de ATARI e Mega Drive em ROMS.

Um comentário:

Comente, reclame ou diga apenas que leu aqui!