domingo, 10 de maio de 2009

...a onde nenhum Star Trek jamais esteve



O novo filme de Star Trek, conhecido no Brasil como "aquele filme nas Estrelas. O que tem o cara com as orelhas pontudas, sem sabres de luz" , conseguiu no seu final de semana de estréia bater recorde de bilheteria: 26 milhoes de dolares no 1o fim de semana, o dobro de "Primeiro Contato", o filme mais bem sucedido economicamente da franquia até então.

A pergunta é: Como?

O criador de Lost, JJ Abrams, foi ousado. Ele reiniciou uma franquia já estabelecida, cheia de fãs que tem tudo para reclamar quando um fio de cabelo está fugindo das características definidas e conesguiu fazer isso de maneira brilhante. O filme juntou os elementos clássicos dos Blockbusters como explosões, nudez parcial, humor e aventura; e adicionou os elementos clássicos da série, alterando apenas o suficiente para poder "modernizar" ou "ultimatizar" os personagens. E a desculpa é genial e simples: viagem no tempo.

E olha que eu sou um dos primeiros a reclamar do uso indiscriminado de viagens no tempo. Acredito em duas linhas de pensamento que funcionam em filmes e séries. 1 - O tempo é imutável: Saber o que acontece no futuro é justamente o que faz o futuro ocorrer. 2 - Efeito borboleta: Ao voltar no tempo, apenas o fato de ter voltado já causa diferenças imprevisíveis.

Nesse sentido (SPOOOOOOOOIIIIIIILERRRRR) o novo Star Trek usa o numero 2. Como os Romulanos voltam no tempo, o pai de JT Kirk morre e Spock não faz o ritual que o faz expulsar todos seus sentimentos (mesmo que esses eventos não estejam diretamente ligados. Por isso o efeito borboleta). Ou seja: apesar de ser um universo muito parecido com o de Star Trek que conhecemos, J J Abrams tem toda desculpa para fazer um Spock que fica puto e sai dando porrada por aí. E ele faz isso muito bem.

O filme é redondo, apenas uma ou outra forçaçãos de barra faz o filme não ser perfeito, mas ele é excelente mesmo assim. Os atores estão ótimos em seus personagens e o reinício promete uma "Vida longa e próspera" para a franquia.

E agora os Trekkies terão uma nova discussão: Quem é mais foda, Velho Kirk, novo Kirk ou Piccard?

Caike, não é Trekkie mas já foi aonde muitos nerds jamais estiveram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, reclame ou diga apenas que leu aqui!