sábado, 2 de maio de 2009

Já que todo mundo já fez...


É isso mesmo. Eu fui assistir o Filme X-Men Origins: Wolverine na estréia. E que fique ABSOLUTAMENTE claro que não foi decisão minha. Eu já havia decidido esperar para ver em Dvix achupinhado do futuro Dvd, mas a minha namorada e mais um grupo de amigas estavam doidas para ver o Hugh Jackman sem camisa. Acabei sendo arrastado junto. Então, aqui vai a minha crítica do filme.

JÁ AVISO LOGO, VAI TER SPOILER!!! (como se isso fosse importante depois da versão vazada...)

Bom, eu não vou nem comentar nos fatos já conhecidos de que o Deadpool é uma droga e que, como adaptação, o filme é uma ofensa aos fãs, pois cospe em cima das características que conhecemos dos heróis apresentados. Isso tudo eu já sabia antes ir ver o filme. O que eu tentei fazer foi tentar ignorar que era um filme de heróis da Marvel e tentar ver se funcionava pelo menos como um filme de ação sozinho.

Pois bem: não funciona.
O filme conta um pouco da infancia de James Howlett (um pouco mesmo, pq a mini-serie "origens" que conta a "verdadeira" origem de Wolverine foi adaptada e resumida a uma unica cena antes dos creditos iniciais)e flashes de sua participação em guerras. Mas ele só começa mesmo quando James e seu irmão Creed (ou Dentes-de-Sabre) entram para a equipe secreta do Coronel Stryker. Mas isso dura pouco, e ele logo abandona a equipe para viver escondido, é achado, participa do programa Arma X, volta, luta, perde a memoria e acaba o filme.

A coerência interna do filme é pífia. Parece filme do Michael Bay. Tem tanto furo que não sei se vou conseguir lembrar de todos aqui. Mas eu tento:

Logan, depois de ter abandonado a super-equipe do Stryker, passa um tempo casado com a Raposa Prateada e vive numa floresta no Canadá. Lá ele trabalha como cortador de madeira. Um belo dia, Dentes-de-Sabre aparece e mata a mulher do Wolverine. Ele fica bastante chateado com isso e se voluntaria pro pragrama Arma X para poder ter vantagem para matar o Dentes-de-Sabre. Mas Esperem! Raposa Prateada não estava morta, o arquinimigo do Carcaju havia apenas dado uma droga para ela apenas parecer que estava morta. Afinal, é muito facil enganar alguem que tem os sentidos ultra-desenvolvidos, né?

Então Logan vira o Wolverine que nós conhecemos e amamos. Ele entra pro programa arma X, quero dizer, arma 10 (X é 10 em numeros romanos, ó! ó! Legal né?), e desperta no meio/final do processo. Sai correndo matando tudo pelo caminho... ótimo. Porém, assim que ele levanta, Zero (outro remanecente do tal super-grupo, que tem a habilidade de "atirar-muito-rapido-e-bem-pra-caraleo" dá dois tiros na testa do Lobo Canadense, e ele nem se coça. Em seguida Stryker manda Zero atrás do Wolvie e matá-lo. Minutos depois do Zero ter saído, Stryker mostra que ele já tem balas de adamantium para detonar o protagonista. Mas espere? Porque não dar as balas de adamantium por cara que tem a habilidade de justamente atirar muito bem? Ah não, isso é facil demais...

No final, Stryker usa as balas para atirar no Wolverine. E acerta. Com isso Logan perde a memoria com a desculpa de: "Seu cérebro vai se curar, mas suas memorias não..." Claro, acontece o temp todo nos quadrinhos. Isso sem contar o fato de que ele passa o filme todo tentando matar o Wolverine, mas quando ele dá 2 diros na cabeça dele, e ele está desmaiado no chão, ele simplesmente vai embora ao invés de arrancar sua cabeça (o que era dito, desde o inicio do filme, como a única maneira de matá-lo).

Ou seja, o filme é muito ruim em todos os sentidos. Até os CGs das garras eram inconstantes e pareciam ter sido feito por uma pessoa diferente em cada cena. Na cena do banheiro, as garras pareciam ter sido digitalizadas pela equipe de Babylon 5. Muito ruim.
Em todo o filme devem ter tido umas 3 ou quatro cenas de ação interessantes, muitas cenas de ação padrão e incontáveis tropeços e erros nos efeitos especiais.
A versão vazada não é nada diferente do filme em termos de historia. Uma ou outra cena são um pouco mais longas ou um pouco mais curtas, mas o filme é aquele mesmo. Tem cenas que voce ve na versão vazada que voce pensa: Puxa, isso deve ter sido melhorado no filme final. Não, não foi.
Concluído: É uma adaptação ruim e um filme de ação muito fraco. E olha que nenhum dos atores está comprometendo, é tudo culpa do roteiro e da direção mesmo! Dava até para listar mais coisas, mas eu prefiro fazer isso numa mesa de bar tomando uma cervas, porque ficar lembrando desse filme sóbrio só me dá raiva de ter gasto 18 reais para assistí-lo.

Caike, vai assistir uma sessão de Bataman Begins, Cavaleiro das Trevas, Homem de Ferro e Hellboy seguidos para poder expurgar essa experiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, reclame ou diga apenas que leu aqui!