quarta-feira, 29 de abril de 2009

Jeph Loeb - Porque eu sempre esbarro nele?

Quem é Jeph Loeb? Vou começar apresentando ele de forma positiva:
Jeph Loeb é um roterista de filmes, seriados de Tv e Quadrinhos, ganhador de diversos premios nos quadrinhos e indicado para o Emmy e o WGA. Segue abaixo a lista de premios dele para quadrinhos:

Eisner Awards

  • 1998 Best Limited Series for Batman: The Long Halloween
  • 1999 Best Reprint Graphic Album for Batman: The Long Halloween
  • 2002 Best Reprint Graphic Album for Batman: Dark Victory
  • 2007 Best Single Issue or One-Shot for Batman/The Spirit #1[26][27]

Wizard Fan Awards

  • 1997 Favorite One Shot or Mini-Series: Batman The Long Halloween
  • 1998 Favorite One Shot or Mini-Series: Superman For All Seasons
  • 2003 Favorite Ongoing Series: Batman
  • 2003 Comics' Greatest Moment of the Year - Clayface returns as Jason Todd (Batman #617)
  • 2003 Favorite Supporting Character 2003 - Catwoman (in Batman)
Isso tudo segundo a Wikipédia.

Agora, vem a apresentação negativa: Jeph Loeb tambem é conhecido por estragar MUITAS séries boas na TV e nos quadrinhos. Exemplos:

SMALLVILLE. Ele escreveu o episódio RED, que introduz a kriptonita vermelha no universo de Smalhação. Ele assinou um contrato de 3 anos para ser um dos responsáveis criativos da serie, mas não pode cumpri-lo inteiro por problemas pessoais. Smalhação não teve seus melhores momentos em suas mãos.

LOST. Ele foi o responsável criativo pela 2a temporada (que eu acabei de assistir). É a temporada que TODOS os personagens saem de suas personas e voltam aos conflitos já resolvidos na 1a temporada. É a temporada com mais flashback inutil. Se não fosse o plot principal (que anda em velocidade dragon ball Z) eu teria largado a temporada no meio. Alias, se eu estivesse assistindo 1 vez por semana, eu TERIA largado ela no meio. Ele foi chutado, aham, quero dizer, saiu de Lost para ir para...

HEROES. Ele escreveu uns 2 episodios na 1a temporada e foi o responsável pelo desenvolvimento da série na 2a e na primeira metade da 3a temporada. Curiosamente as duas temporadas repetem o MESMO plot da 1a, os personagens também saem de suas personas e também repetem os conflitos já resolvidos na 1a temporada. Dessa vez ele foi assumidamente chutado de Heroes no final do 1o arco de historias na 3a temporada por causa das "diferenças criativas" entre ele e o Tim Kring, criador da série, e por causa das despencadas nos ratings. Cintrataram o Bryan Fuller (pushing Daisies) para tentarsalvar a serie no meio do 2o arco de historias da 3a temporada e aparentemente está conseguindo.

ULTIMATE MARVEL UNIVERSE. Brian Michael Bendis é foda. É o responsável pelas melhores histórias da Marvel nos ultimos anos, por exemplo, Iluminatti e Invasão Secreta. E Ele inventou o Ultimate Marvel Universe, inicialmente só com as histórias do Homem-Aranha. Posteriormente o Mark Millar (que também é foda) passou a escrever as histórias dos X-Men Utlimate e dos Supremos 1 e 2 (os Vingadores versão Ultimate). E aí entra Jeph Loeb, que resolve meter o pé na jaca escrever Supremos 3, onde os personagens saem de suas personas e voltam a viver conflitos já resolvidos em versões anteriores (eu juro que não estou fazendo ctrl-c ctrl-v). Ele tambem está escrevendo a série Ultimatum, que está destruindo todas as ideias do Bendis e provavelmente destruindo de vez o melhor universo paralelo já criado pela Marvel.


Ele é de todo ruim? Não. Dizem (eu ainda não li) que a série das cores (Daredevil: Yellow, Spiderman: Blue, Hulk: Gray) são boas e ele escreveu o roteiro de 2 filmes que marcaram a minha infância: Teen Wolf - Com Michael J. Fox e Comando para Matar - com o governador da Califórnia. Mas só com esses exemplos dá para ver que o Loeb não é exatamente um cara de idéias invoadoras e muito respeitoso com universos já estabelecidos.

Pessoalmente, eu acredito que o Loeb só tem o respeito que tem lá fora porque ele não escreve para caras como eu hoje, que procuram algo a mais em tudo que lê e assiste,e não se contenta com as mesmas formulas repetidas. Ele ainda escreve para o público de Teen Wolf. Ele mostra o que a criançada quer ver, o que vende. Por exemplo, para escrever os Supremos 3, ele deve tre pensado: "Hum... o Venom vende. Wolverine vende. Terra Selvagem é um ambiente que faz sucesso... eu estou escrevendo sobre os Supremos... quando personagens morrem as revistas vendem mais... já sei!! Vou colocar os Supremos se encontrando com o Wolverine e eles vão lutar contra o Venom na Terra Selvagem e o Pietro e a Vanda vão morrer!" E está aí a sua formula para imprimir dinheiro por Joe Quesada.
Porém, quando ele está envolvido em uma série onde produtores que se importam com o desenvolvimento criativo e a construção de presonagens, ele acaba sendo chutado.

Infelizmente o Loeb deve ter alguma marcação comigo, porque eu sempre acabo acompanhando, mesmo que por apenas 1 temporada ou duas, TODAS as series de TV que ele está envolvido. Espero que o envolvimento dele não estrague mais coisas.

Como seria uma história do Loeb desenhada por Rob Liefield?


Caike, Tem medo do do Loeb.

2 comentários:

  1. Comentando só pra dizer que SIM, eu tb tenho medo do Loeb e SIM, eu passei a seguir seu blog no Reader!! =))

    Abs!!

    ResponderExcluir

Comente, reclame ou diga apenas que leu aqui!