segunda-feira, 6 de abril de 2009

Criticando a critica

Eu adoro criticar filmes, jogos, peças, danças... o que quer que seja. Pode parecer que por causa disso eu seja uma pessoa extremamente insuportável. Pode até ser que isso seja verdade.

Mas a minha crítica desse momento não é a nenhuma obra em si, mas um críticas às criticas. Mas especificamente à maneira das pessoas criticarem.

Acredito que, para se criticar algo, devem ser levados em conta os seguintes critérios:

1- A obra tem um objetivo? Sem tem, ela o atingiu?
2- Para confirmar o ponto 1, qual é o meu embasamento? Ele é feito de impressões ou de informações precisas?
3- Qual a minha opinião pessoal?

Apesar de parecer bobagem, o ponto 3 é o mais importante. Simplesmente porque não é porque EU gosto de alguma coisa é que ela vai ser boa, e não é por que EU não gosto é que ela vai ser ruim.

Mas porque isso?

Recebi um comentario de um dos meus filmes que estão no Youtube. E sim, ele estava dizendo que o filme era ruim. Mas não é essa a questão, pois pode ter certeza que, se eu sou crítico com as obras dos outros, sou ainda mais com as minhas, até porque nas minhas eu SEI aonde estão os problemas.

O comentario foi sobre o filme Almoço de Família, roteiro do meu ex-professor de teatro e dirigido por mim. Na descrição do filme lá no tubo está explicado que ele foi realizado para participar de um festival, blá, blá, blá.... e que ele era um filme TRASH.

O comentario do tal sujeito foi: "Foi mal mas ta muito ruim... Sei como é difícil fazer filmes independentes mas isso poderia ser muito melhor"

"Sei como é dificil fazer filmes independentes..." eu me pergunto: Será que ele leu a descrição do filme? Será que ele entendeu que não, fazer filme daquele jeito não é dificil, ele foi feito PROPOSITALMENTE daquele jeito?

Novamente digo: não é pela critica negativa, pois concordo com ele que poderia ter ficado melhor, mesmo sendo trash. O que me deixou puto foi o "Sei como é dificil fazer filmes independentes..."

Seu eu assisto um filme do James Bond, eu não vou sair do cinema pensando: "Puxa, quanta mentirada, ele caiu depois do avião, alcançou o cockpit e fez ele voltar a vôo tão perto do chão que era fisicamente impossível!" É um filme do JAMES BOND, se ele NÃO conseguir fazer coisas mentirosas e impossíveis é que eu vou ficar chateado! Então, se eu assisto um filme trash eu não vou falar com diretor: " Puxa... podia ter sido melhorzinho né?"

Apesar desse comentário ter sido a cerejinha que me fez postar no blog, essa crítica é para as críticas em geral. Opinião todo mundo têm. Taxar algo de EXCELENTE à RUIM por causa da opinião, é um pouco de egocentrismo demais. Na minha opinião.

De qualquer forma, se alguem quiser conferir o filme, pode vê-lo aqui.

E antes que eu me esqueça, Cantadas, o meu filme que teve maior orçamento, aham... digo o meu único filme que teve algo parecido com uma produção, também está no youtube e pode ser conferido aqui.


Caike, é fã de Starship Troopers, que é o melhor filme ruim de todos os tempos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, reclame ou diga apenas que leu aqui!