sábado, 13 de junho de 2009

Os contos do Bardo

Li, em apenas uma tarde o último lançamento da autora de Harry Potter, J.K. Rowling.

"The Tales of Beedle the Bard" assim como "Quidditch through the ages" e "Fantastic Beasts and where to find them" é a publicação de um livro citado na série Harry Potter e parte de sua renda é direcionada para caridade.

A diferença desta última publicação para as outras é que ela só é mencionada no último livro da série, e ela não é um livro de referência, mas, um livro de contos de fada à moda dos magos.

O mais interessante, para mim, não foram apenas os contos, mas os comentários de Albus Dumbledore para cada conto. Com essa ferramenta J.K. Rowling não só mostra sua criatividade para escrever contos infantis, mas também amarra algumas pontas soltas na ambientação de Harry Potter.

Primeiro, então, vou dar as minhas opiniões sobre os contos. São 5 no livro e, apesar deles serem curtos, cumprem bem o seu papel. É altamente crível que os magos de Harry Potter tenham, em sua infância, contado e recontado essas histórias. Vale a pena ler-los nem que seja por curiosidade.

Contudo, quando lemos os comentários de Dumbledore, temos através de sua análise dos contos um profundamento da ambientação. A própria história de como os contos foram modificado ao longo do tempo para serem mais "politicamente corretos" (um referencia clara aos contos dos irmão Grimm, que conhecemos umas 15 versões de cada um pelo menos) e o motivo dessas modificações.

É nesse momento que a autora toca num ponto que para mim sempre foi muito falho em toda história de Harry Potter: A relação dos magos com os "Muggles". Os contos são datados da época que os magos e os humanos normais ainda convivíam e nos comentários de Dumbledore aprendemos que foi por causa da "caça às bruxas" durante os séculos XV e XVI é que os magos acabaram optando por viver escondidos e evitar novos conflitos. É uma explicação simples, que poderia ser dada no 1o livro. O motivo dela não achar isso relevante na série Harry Potter sempre vai ser um mistério para mim.

Como um todo, Os contos de Beedle, o Bardo, é um livrinho rápido de ler e que agrada os fãs da série. Mas apenas os fãs da série. Eu tenho lá meus problemas com a maneira que a ambientação é formada, e acho que é mais uma série que merece uma "versão ultimate", pois há idéias excelentes nela que, infelizmente, são muitas vezes mal trabalhadas.

Caike, acha que o "Prisioneiro de Askaban" é o melhor livro da J.K. Rowling.


3 comentários:

  1. Fala, Dom. Qualé a treta? Você não lê os comentários no seu blog, não? Comentei alguns postos abaixo e você não disse nada.

    Saudade de você, rapá.

    Abração!

    ResponderExcluir
  2. Claro que vi! Ia te ligar mas nem rolou. Tá no Brasil?

    Abração!

    ResponderExcluir
  3. Tô sim. Ainda em Brasília. Pode ligar quando quiser, vai ser um prazer. Meu número é o mesmo da última vez que nos encontramos no Rio. E meu email é cjcrabelo@yahoo.com.br. Se preferir, dá um toque que te ligo de volta.

    Abração!

    ResponderExcluir

Comente, reclame ou diga apenas que leu aqui!