terça-feira, 14 de julho de 2009

A controvérsia de Frank Cho

Primeiro: Quem é Frank Cho?

O sujeito supracitado é um artista da Marvel. Para mais detalhes sobre sua história, visite a wikipédia aqui .

Porém, ele também é conhecido por capas censuradas. Veja aqui algumas:




E a capa censurada mais recente (desta vez pela FOX) foi a da adaptação do filme Jennifer's Body (que tem a Megan Fox como atriz proncipal e o roteiro de Diablo Cody - Juno)



E a versão final da capa ficou assim:


Muito já foi dito com a hipersexualização feminina (e masculina) nos quadrinhos. Tem ente que acha que faz parte do tipo de mídia, tem gente que acha um absurdo e tem gente que não liga, desde que a história seja decente.

Eu não sou uma pessoa careta e acho bastante interessante alguns "fan services" em filmes e desenhos (afinal, alguns detalhes e roupas estrategicamente rasgadas realmente apimentam uma cena de ação). Mas existe uma grande diferença entre "apimentar" e gratuitamente entornar o vidro de pimenta inteiro por que na verdade a comida não tem gosto nenhum sem o tempero.

Veja as capas de Frank Cho, por exemplo. Nas duas primeiras, ambas censuradas, vemos a famosa escola Rob Liefield. É praticamente o MESMO desenho! Eles não tem NADA a ver com a história dentro das revistas, estão lá SÓ para mostar uma mulher não identificada semi-nua (pois convenhamos, a primeira não é a Mulher-Hulk e nem a segunda é Mary Jane). Em Jennifer's Body, apesar da primeira capa até ter a ver com a história, vemos um cruzamento de Megan Fox (fazendo o papel de uma adolescente) com a mulher-melancia. Na capa final, muito mais proporcional e com a mão normal, algo muito mais sutil e convidativo.

Em geral reclamamos quando os estúdios ou editoras contraloam demais o desenvolvimento artístico das produções, mas nesse caso eu tenho que aplaudir o envolvimento da Fox. A capa final ficou bem melhor que a original justamente por que tirou a gratuidade da cena. Se a provocação fizer parte da história ou da cena, sou o primeiro a aprovar, mas quando há um exagero só para atrair a atenção de possíveis leitores desavisados, passo a discordar vementemente. Lembram do caso da Supermoça? Pois é, eu concordo em genero número e grau com o Topless Robot.

Caike, só gosta de pimenta se for para realçar o sabor, e não para acabar com ele.

Um comentário:

  1. Eu ainda acho que o problema da capa de Jennifer's Body é o dedo do meio levantado do que o "popozão" da Megan Fox.

    Outra coisa, o Frank Cho só sabe desenhar mulher gostosa e ponto! E o cara é meio doente, se vc for parar pra notar alguns desenhos que vagam aí pela internet. ¬¬'

    ResponderExcluir

Comente, reclame ou diga apenas que leu aqui!